Você sabe o que é pátina? Se você sempre ouve falar das diversas técnicas de pátina, mas fica confuso e tem medo de estragar o seu móvel, hoje vamos esclarecer o assunto.
A pátina é um efeito natural da oxidação de superfícies de metal. Na madeira, ela aparece pois as tintas são baseadas em substâncias oxidáveis. Por isso que encontramos esse visual nos móveis das casas dos avós.
Para quem quer simular, existem diferentes técnicas que imitam o efeito. Normalmente, é utilizada para esconder uma madeira ultrapassada e dar uma nova vida a uma peça que já não é tão exuberante.
Mas, não se trata de uma regra. Quem adquire um móvel rústico, mesmo quando novo, muitas vezes deseja fazer o efeito na superfície dele. A grande vantagem é que móveis novos, como os da La Decora, já chegam na sua casa com a pintura ideal para receber as técnicas de pátina.
Se você gosta de artesanato e já possui alguma experiência no assunto, pode fazer em casa com as dicas que vamos dar aqui. Mas, se tem medo de estragar o seu móvel, recomendamos que procure um profissional que já saiba executar o serviço.
Leia também: Como combinar móveis rústicos com a minha casa?
Principais técnicas de pátina
A pátina pode ser feita de diferentes maneiras, sempre de acordo com o seu objetivo. Os materiais utilizados são:
• Pincel de cerdas duras;
• Uma vela usada;
• Cera em pasta incolor;
• Rolo pequeno de espuma;
• Lixas para madeira;
• Tinta PVA;
• Massa corrida.
As principais técnicas de pátina são:
Pátina de demolição – Essa técnica é feita sobre a madeira rústica, usa diversas cores de tintas e mostra a cor original do móvel.
Pátina tradicional – Dá a aparência desgastada à peça ao misturar os tons turquesa e laranja.
Pátina decapê – Indicada para quem deseja dar um tom de requinte ao envelhecimento do item. O acabamento fica similar à textura do gesso e não conta com uso de cores, apenas o branco prevalece.
Pátina lavada ou satiné – Indicado exclusivamente para madeiras claras, pois o efeito é bastante delicado. Essa pátina é feita em tom sobre tom, revelando coloridos em um efeito esfumado.
Pátina provençal – Esta é uma das técnicas mais complexas, indicada especialmente para quem já tem experiência.
O nome remete à época de Maria Antonieta, na França. A pátina provençal requer um fundo branco, pois a técnica faz uso de uma vela para impedir que a tinta faça contato direto com a superfície. O efeito dá ao ambiente um ar de requinte e romantismo.
São diversos os tutoriais espalhados pelas redes para quem gosta de artesanato e deseja dar um toque diferenciado ao seu lar. A decoração com essas técnicas vão surpreender sua família!
Gostou de conhecer a pátina? Continue acompanhando nosso blog. Postamos sempre dicas para deixar a sua casa ainda mais aconchegante com móveis rústicos.