A decoração rústica hoje representa o estilo campestre melhor do qualquer outra, e nos dias atuais o estilo rústico é mais um elemento para compor a decoração. Para garantir que sua decoração irá render o melhor resultado possível segue os pontos principais que representam as características do estilo, estes podem servir de critérios para uma checagem final e se certificar que tudo está perfeitamente no seu devido lugar.
Para não sobrecarregar o ambiente, alguns cuidados são necessários, na decoração rústica os objetos e móveis rústicos pesam mais no ambiente. Uma dica que faz toda a diferença neste sentido, tanto para bem quanto para mal, é cuidar para não abusar da quantidade de mobília e itens de decoração. Para você ter um bom parâmetro a medida certa é aquela que deixa um bom espaço para circulação do pessoal de casa, ao mesmo tempo que permite uma boa entrada de luz no ambiente. Neste sentido de não sobrecarregar o ambiente uma forma de harmonizar os espaços é com o uso de revestimentos leves nos objetos confere melhores resultados.
Garantir o estilo rústico
Para garantir que o ambiente possui o estilo rústico na decoração da sua casa, invista pesado em móveis rústicos de madeira, pois são muito responsáveis por representar o estilo, outros objetos e utensílios que também são responsáveis por caracterizar o rústico são cestos de palha, o uso de muitas plantas, peças de artesanato, pátina em alguns móveis, revestimento com tijolos aparentes, detalhes e objetos de ferro, e toda sorte de coisas que representem o clima campestre e deem o ar aconchegante próprio de fazendas e lugares mais do interior, que expressam tranquilidade e harmonia entre a vida na cidade e a natureza.
A madeira é a maior responsável por trazer personalidade, aconchego e bem estar térmico para um lar rústico. Do piso até o teto, passamos por móveis rústicos, portas, janelas e objetos de decoração, o material está presente na casa em diferentes cores e formatos, deixando o espaço com a cara de um refúgio cheio de conforto que trazem tanta personalidade no quesito rusticidade, e mesmo que você more em uma capital movimentada pelo transito, industrias e rotinas estressantes, ainda assim a sensação de tranquilidade e conforto campestre estará bem aparente no seu ambiente.
Aposte em materiais e cores
Peças e materiais naturais que não podem faltar e que tem este poder de imprimir o conceito de rusticidade, são principalmente: madeira, cerâmica, tecidos de diferentes texturas, cores suaves típicas do estilo provence: azul, pistache e castanha. Cerâmica no estilo patchwork, ladrilhos hidráulicos além de expressarem muita luxuosidade e beleza são perfeitas para compor um ambiente rústico. Enfeites e objetos característicos de fazendas, panelas de ferro, cestas e produtos têxteis de tecidos naturais em tons de marrom e bege ajudam a caracterizar esta atmosfera.
Os tons claros devem ser bastante explorados para representar bem o estilo, sendo mais indicado para paredes tons da cor branca mais suja, também podem ser utilizados cores com tonalidades de terra e pastel mais claros. Uma forma de reforçar o estilo e também bem comum de se encontrar são residências rústicas que optam por deixar as vigas aparentes, tanto no chão quanto no teto, com a intenção de reforçar e valorizar o estilo. Arranjos de flores mais simples e com menos detalhes e cores se misturam ao ambiente e demonstram bom gosto e requinte.
Grande parte do charme do estilo rústico é a pegada de ter peças muito distintas e muito próprias, com personalidades e histórias que se possa contar de cada peça despertando o lado mais afetivo da sua casa, e que podem ser passadas de geração em geração tornando com o passar do tempo cada vez mais genuína a decoração e representando o fator de quanto mais velha melhor.
Detalhes nas paredes
As paredes são muitas vezes intocadas, revelando assim o seu aspecto mais natural, quer ele seja pedra, tijolo, tinta descascando ou papel de parede gasto. Também é habitual ver as paredes forradas de madeira natural ou então pintada em tons claros. Para quem prefere um visual mais arrumado, as paredes podem ser simplesmente pintadas de branco. As vigas da casa são propositadamente deixadas à vista, seja no chão ou no teto. Em termos de tapetes, o destaque vai para os modelos simples em algodão ou então para as esteiras naturais, em sargaço ou fibra de coco.
As principais características de cor do estilo rústico surgem através dos têxteis, muitos deles no estilo mais clássico onde não faltam os quadrados, florais, listrados, as colchas patchwork, o algodão e a chita. A pegada do estilo rústico está na mistura entre esta variedade de padrões. As janelas pedem cortinas frescas, simples e esvoaçantes, em tons claros ou então estores muito discretos. Nas paredes é habitual ver pendurados espelhos antigos e até gastos pelo tempo, ou ainda quadros e litografias envelhecidas, apliques de parede em forma de iluminação ou candelabros.
Atenção aos utensílios
Embora passe a impressão de Informalidade, representa muito mais aconchego e conforto, o marcante deste estilo prevalece nas características decorativas que incidem sobre os objetos do dia a dia: cestos de vime e palha, jarras de vidro, cerâmica, louça que não combina, objetos em cobre, colheres de pau, velas, utilidades antigas, cerâmica, livros, latas decorativas e ainda peças feitas à mão.
As flores do campo, em arranjos florais despretensiosos e completamente naturais são perfeitamente usáveis e um forte atributo decorativo recorrente nos espaços rústicos. Em termos de organização, privilegia-se o aspecto de tudo à vista, ou seja, as prateleiras são suficientemente abertas e é habitual ter cabides de parede espalhados por toda a casa, com a proposta de manter tudo pendurado à mostra, exatamente como era prática de nossos antepassados antigamente.
Materiais puros
Decoração rústica é recheada de materiais puros, desses que só basta você bater o olho que logo se imagina na floresta, na caverna, no rio. A intensão deste estilo é realmente passar esta sensação, aquecer e confortar, ser convidativa e muito aconchegante. É comum neste estilo o grande uso de revestimentos em pedras naturais, madeira, tecidos naturais e iluminação branda. Uma forma de coroar a decoração é aliar a combinação de vidros, exatamente para aproximar interno e externo e potencializar o efeito de contato com a natureza.
Marcado por cores terrosas como marrom e bege, podemos salientar os elementos que exaltam a presença de natureza, são eles que expressam perfeitamente o estilo. É possível encontrar itens para composição do ambiente em madeira, vime, bambu e até mesmo peças artesanais que customizam o visual de determinados espaços. A grande vantagem da decoração rústica é que como era a decoração predominante dos tempos passados, é fácil pegar referências até com nossos avós ou até materiais que eram usados antigamente como guias de decoração.
Não ao reflexo e acrílico
Uma dica criticamente importante é jamais utilizar mobiliário espelhado ou de acrílico. São contrários ao rústico e se enquadram em outros estilos, criando outros tipos de cenários, caso você já tenha em casa tudo bem, mas se você está começando a decorar é um item para se atentar.
O estilo rústico é incrível e através de sua expressividade nos reserva literalmente o termo de refúgio natural e intocável, que em toda a sua grandiosidade possui o poder de libertar-nos das dificuldades e desafios diários da vida na cidade. Exatamente tudo o que buscamos para escapar do estresse do dia-a-dia e compensar nossos ritmos intensos de trabalho e do cotidiano corrido. Apostar em uma decoração rústica pode não somente conferir essas boas sensações como nos liberta de manter padrões de arrumações da casa transmitindo mais qualidade de vida e menos pressões no ambiente familiar. Não queremos com este post ditar as regras absolutas sobre o estilo rústico, mas te lembrar dos itens de maior importância dentro do estilo e ajudar você a garantir que a sua decoração está completamente genuína. Se você gostou dessas dicas, não fique por fora do que acontece em nossas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos no blog da La Decora Store.
Para conhecer mais produtos genuinamente rústicos confira nosso site ou ainda caso queira mais informações contate-nos que teremos o maior prazer em conversar contigo.