Não é novidade que as cores tem impacto direto na sensação de bem-estar das pessoas. Basta observar a diferença entre como você se sente em um dia nublado e em um dia ensolarado.
Essa questão de escolhas de cores tanto para paredes quanto para elementos de decoração e móveis é bastante comum, seja no momento de mudar de residência ou para dar aquela repaginada na decoração.
A La Decora vai tirar algumas das suas dúvidas relacionadas às cores nos ambientes e suas sensações.
As cores nos ambientes
Pela internet, é possível encontrar conteúdos sobre cores e seus significados. Servem tanto para usar em casa quanto para escolher roupas, acessórios, objetos, etc. Aqui, vamos focar no uso das cores nos ambientes.
Escolher as cores para cada espaço varia conforme o seu estilo e o objetivo de cada cômodo. Enquanto o quarto deve preservar uma proposta de descanso, a sala e a cozinha são espaços mais sociais que podem levar outros tipos de cores e tonalidades.
Vamos conhecer algumas sensações que as cores imprimem aos ambientes?
Cores claras
Caso sua casa ou algum espaço seja pequeno, esta é uma aposta certeira para dar a sensação de amplitude.
Paredes, móveis e itens como tapetes e cortinas em tonalidades mais claras têm o poder de conferir amplitude aos espaços. Uma sala com paredes brancas e móveis rústicos torna o cômodo muito mais elegante e confortável.
Tons como branco ou creme tem um quê de sofisticação quando combinados com detalhes escuros ou mesmo sobrepostos. Você também pode experimentar os tons claros para tornar espaços estreitos mais curtos ao combinar com tons escuros.
Cores escuras
Cores e tonalidades escuras proporcionam exatamente o sentido inverso das cores claras, fazendo os ambientes parecerem menores.
Em geral, essas cores são eleitas para pintar uma única parede, ou mesmo em itens como almofadas e móveis, sobrepondo as tonalidades claras.
Num hall de entrada em que a parede está muito perto da porta, escolher uma tonalidade escura para a parede em que o móvel vai ficar posicionado é uma estratégia para dar a sensação de profundidade, parecendo que está mais longe do que realmente está.
Cores para áreas de descanso
Quartos devem priorizar o relaxamento, e as cores têm papel fundamental nisso. Tons mais frios, como azul e lilás, são ótimas escolhas.
Tons vibrantes como pink, amarelo e laranja devem vir em pequenos detalhes, sempre usados com cautela em elementos decorativos para não atrapalhar o momento de desligar das pressões cotidianas.
Cores para área de alimentação
Locais onde as refeições são preparadas ou servidas podem levar tonalidades quentes por despertarem o apetite.
Vermelho, laranja e amarelo são bem-vindos nessas áreas. Evite as cores frias, pois inibem a fome e também não tem muita relação com a alegria de reunir a família para comer.
Cores para escritório e home-office
Para ambientes em que é exigido o máximo de concentração, precisa existir um equilíbrio entre permanecer alerta mas sem dispersar a atenção.
Cores como amarelo, laranja, marrom e ocre criam uma condição favorável ao trabalho e aos estudos. Aposte no contraste entre as cores das paredes com os móveis para criar um ambiente diferenciado, seja em casa ou não.
Cores dos móveis
Apostar em móveis coloridos costuma gerar dúvidas em muita gente devido à dificuldade que pode existir em combinar com as paredes e demais itens de decoração.
Em alguns casos, apostar em um ou mais móveis coloridos pode tornar a decoração da casa mais alegre. No entanto, tonalidades mais neutras facilitam na hora de harmonizar a decoração e costumam ser mais elegantes.
Assim, cabe a você definir os seus objetivos com a decoração da sua casa.
Gostou das dicas? Então, continue seguindo nosso blog pois há diversos assuntos relacionados a casa e decoração para você!