Para quem ama plantas e quer trazer um pedacinho da natureza para dentro de casa, as suculentas são ótimas companheiras. Além lindas e estarem super em alta para a decoração, elas se dão bem nos espaços internos e pequenos, e são super fáceis de cuidar. Por isso, hoje separamos um conteúdo especial para você, e abaixo você pode conferir algumas dicas de como cuidar de suculentas corretamente.
Quanta iluminação as suculentas precisam?
O primeiro ponto importante para cuidar das suas plantinhas é a iluminação. As suculentas amam o sol, então para crescerem felizes e saudáveis, você precisa reservar um espaço com bastante luz natural para elas. Além disso, locais como banheiros, por exemplo, estão fora de questão para essas plantas, pois não se adaptam bem à umidade.
As plantas que possuem cores mais vivas, como laranja e roxo são as que precisam de mais sol, então é indispensável deixá-las em contato direto com o sol, como no peitoril da janela. Em outros casos, se você optou por colocá-las em um móvel específico da casa que recebe somente luz indireta, pode alternar o local de exposição, deixando-as no sol por uma semana após 15 dias, por exemplo.
Porém, é imprescindível estar sempre de olho na sua plantinha, pois ela também pode se queimar. Ao perceber manchas marrons ou pretas nas folhas, afaste-as um pouco da luz direta, até que recuperem seu brilho. Além disso, se perceber que as folhas estão se alongando para fora do vaso ou muito alta, é porque ela está reclamando que precisa de mais luz.
Como regar minha suculenta adequadamente?
Não existe uma regra para as regas, pois depende de muitos fatores, como a espécie, o clima e quão próximas elas estão do sol. Porém, não se desespere: temos algumas dicas para você!
Primeiramente, sabemos que a vontade é de estar cuidando delas a todo instante e encher de água com medo de que morram. Entretanto, neste caso, vale o contrário: o excesso de água é horrível para as suculentas! Dependendo do clima, elas podem ficar mais de uma semana sem precisar receber água.
Para saber qual é o momento certo de regar, encoste seu dedo na superfície do solo. Se ainda estiver úmido, quer dizer que o fundo está cheio de água e elas estão bem. Se a terra já estiver soltinha e seca, está na hora de regar!
Vá adicionando água até que ela comece a escorrer nos buraquinhos do vaso, já é suficiente. Se elas estiverem em cachepots, retire os vasinhos e só coloque novamente depois que a água escorrer completamente. E tome bastante cuidado para molhar somente o solo, e não as plantas, pois elas podem murchar.
Outros fatores para cuidar de suculentas
Para evitar o surgimento de pragas e doenças, é importante colocar suas suculentas em locais arejados e com ventilação. Além disso, se elas estiverem com uma aparência mais degradada, triture algumas cascas de ovos e acrescente no vasinho. O cálcio irá fazer bem a elas.
Por fim, é importante trocar o vaso pelo menos uma vez ao ano ou quando ela já estiver grande demais para seu vaso, para que cresça sem resistência. E se perceber algumas folhinhas amareladas ou murchas, pode-as sem retirá-las da raiz, para que outras cresçam fortes no lugar.
Adaptando as suculentas à sua decoração
Além de cuidar de suculentas, é importante estar de olho na decoração! Você sabia que as suculentas são grandes amigas dos móveis rústicos? Por isso, você pode combinar em cima de um balcão ou aparador (só não se esqueça da iluminação!). No caso de estantes ou cristaleiras, tome muito cuidado com a luz que ela irá receber. Uma dica é fazer aquela transferência da sua suculenta para outro local de vez em quando, como comentamos.