Comprei uma cristaleira! E agora?

Comprei uma cristaleira! E agora?

Nenhum outro móvel lembra tanto a casa da sua avó quanto uma cristaleira, certo?

Se antigamente o item era um dos mais cobiçados da decoração, o avanço das casas e apartamentos com cômodos cada vez menores acabou retirando a peça das prioridades da mobília.

Mas, ninguém pode negar que a cristaleira confere à decoração uma atmosfera charmosa única. Originalmente utilizada para guardar e expor as louças da casa, atualmente a cristaleira ganha novos usos em diferentes cômodos.

História da cristaleira

Esse item precioso da mobília surgiu no século XVII, na Inglaterra, pelo desejo da Rainha Mary. Com vontade de guardar e expor suas louças e cristais em um lugar especial, encomendou um móvel exclusivo para esse fim.

A paixão pela cristaleira ultrapassou as fronteiras britânicas e os séculos, de forma como a rainha jamais imaginou. O móvel estruturado em madeira e vidro entrou para ficar na casa de muita gente.

No Brasil, o modelo chegou junto com a corte portuguesa e simbolizava riqueza e poder. Com a fabricação de móveis em escala devido à mecanização dos processos, as cristaleiras foram se tornando bastante populares, com todos os preços, acabamentos e desenhos possíveis.

Como usar uma cristaleira?

Agora que você decidiu ter uma cristaleira, pense bem em qual cantinho ela vai dar aquele charme todo especial. Se você procura por uma decoração mais tradicional, provavelmente vai posicionar a cristaleira na sala de jantar ou na cozinha.

Mas, se você quer inovar, nada impede de colocar a cristaleira no hall de entrada, na sala de visitas, no escritório ou mesmo no quarto. Vai da sua imaginação!

Outra boa notícia é que você não precisa usá-la só para guardar louças e cristais.

Dê uma finalidade bem especial que siga a proposta da cristaleira, que é exibir objetos bonitos e de valor. Livros, lembranças de viagens, bebidas e bibelôs ficam super bem no móvel, sempre de acordo com o ambiente em que você vai posicioná-la.

A cristaleira é um móvel super funcional, além de lindo. Aproveite!

Como combinar a cristaleira?

A cristaleira fica bem em decorações de diferentes estilos, desde as tradicionais até as mais modernas. E, como vimos, são bastante versáteis. Especialmente se você quer manter uma decoração rústica, a cristaleira contribui com um ar de imponência ao ambiente, tornando o local com cara de antigo e nostálgico.

No hall de entrada, vale a pena dispor ao lado de um aparador. Enquanto os objetos podem ser deixados no aparador, a cristaleira pode cumprir uma proposta bem decorativa e também guardar objetos que não entram em casa.

Na sala de jantar, que tal dispor pertinho da adega? Fica bem estiloso principalmente se combinar as taças de cristais e as louças com alguns exemplares de bebidas.

Um tapete felpudo, próximo à cristaleira, independente do cômodo, realça a característica de aconchego que o móvel proporciona ao ambiente. Caso você escolha colocar na sala ou no quarto, especialmente se usar para guardar livros, vai ficar incrível com uma poltrona ao lado.

A cristaleira tem tudo para ser o móvel queridinho da sua decoração. Basta usar a imaginação na hora de decorar a sua casa e perceber o que mais agrada a você e sua família!

Agora que você já sabe como decorar com a cristaleira, que tal dar uma olhadinha nos modelos incríveis que a La Decora disponibiliza para você?