Durante os últimos meses, com a pandemia do Covid-19, a maior preocupação de todos é tomar todos os cuidados para estar em segurança e manter suas famílias protegidas do vírus. E a melhor forma de se proteger ainda é ficar em casa, se isso for uma opção. Porém, mesmo se você puder ficar em quarentena, alguns cuidados com a casa também são necessários para evitar riscos.
Principais cuidados com a casa
Segundo estudos, o vírus do Covid-19 sobrevive nas superfícies por um tempo determinado, o que torna a higienização dos ambientes tão importantes. O vírus pode sobreviver aproximadamente por até 72 horas em plástico e aço inoxidável, menos de 4 horas em cobre e menos de 24 horas em papelão, 8 horas em alumínio e em superfícies como madeira, vidro e metal pode durar até 4 ou 5 dias.
Por isso, inicialmente, a orientação principal é manter sempre a higiene das mãos, principalmente quando sair de casa. Além disso, sempre ao chegar, o ideal é deixar os sapatos na área externa e trocar de roupa, lavando as peças sujas, pois também podem conter o vírus. Lembre-se de sempre higienizar com álcool os objetos pessoais que você levou junto, principalmente aqueles que utiliza com mais frequência, como celular, chaves e óculos.
Higienização no interior da casa
Para fazer a higienização da casa, a pessoa responsável deve usar luvas e máscara. Para limpeza do chão, paredes, cubas e pias, o ideal é utilizar uma solução com água sanitária. A utilização de um aspirador para os tapetes também é muito importante. Móveis e outras superfícies, principalmente bancadas e escrivaninhas que tem muito contato, podem ser limpas com produtos habituais. Você pode utilizar limpadores com cloro e álcool, álcool de limpeza ou até mesmo água com sabão.
Segundo especialistas, o ideal é que essa faxina seja feita diariamente se possível, principalmente em ambientes como banheiro e cozinha. A frequência deve ser ainda mais intensa nos locais que são tocados com maior regularidade, como maçanetas, portas, corrimãos, interruptores e torneiras.
Por fim, caso haja algum infectado na sua casa, é importante que ele permaneça em um cômodo separado. Preferencialmente, a própria pessoa faz a limpeza do cômodo em que está e outros procedimentos separadamente. Além disso, itens como roupas e talheres precisam de muito cuidado e devem ser higienizados separadamente.